A criação de um ecommerce de sucesso é o objetivo de muitos empreendedores que buscam expandir os seus negócios, ampliando sua área de atuação bem como seus canais de atendimento.
Diversos são os motivos para você também querer fazer parte deste mercado, que fatura bilhões anualmente e está em constante expansão.

Neste artigo, iremos abordar de forma prática, o que você deve ter em mente ao planejar esta nova etapa em seu negócio.Principais vantagens de um Ecommerce

Por que é mais barato abrir um Ecommerce?

De forma direta; o negócio de comércio eletrônico é mais barato e mais fácil de gerir que um negócio físico. Pode ser que você já possua uma loja física e ficará mais simples se o compararmos ao negócio online:

  • Facilidade na Operação: A operação costumar ser menor que a operação física. Muitas vezes você poderá trabalhar de sua casa ou mesmo de um pequeno escritório, atendendo centenas de clientes diariamente. Pense no custo de aluguel e um bom ponto comercial, além da grande equipe de vendas que você tem que dispor para atender esses mesmos clientes presencialmente.
  • Estoque reduzido: Na Loja Física, todos os produtos vendidos, precisam estar disponíveis e normalmente expostos para os potenciais clientes. O custo de mercadoria e estoque parado, muitas vezes é o que inviabiliza a abertura de alguns negócios. Quando tratamos do online, um único produto já garante a exposição do mesmo, além disto, através do correto gerenciamento de sua cadeia logística, é possível trabalhar com produtos sob demanda.
  • O ecommerce como segunda atividade: É muito comum encontrar entre cases de sucesso, empreendedores que começaram seu negócio virtual como uma segunda fonte de renda e diante da demanda crescente, profissionalizaram e investiram cada vez mais em marketing digital para que o negócio crescesse e torna-se a principal fonte de proventos. É possível que este seja o seu caso, e investir em uma loja virtual, lhe permitirá seguir essa via.

Como vender para todo o Brasil?

Esta é talvez a principal vantagem de possuir uma Loja Virtual, através dela você tem acesso a um público de 210 milhões de habitantes em território Nacional. Se o seu produto for um serviço digital, como um curso online, um ebook, ou mesmo você tiver acesso a uma empresa de logística com cobertura mundial, seu mercado consumidor só se limitará ao público que você puder atingir.

Ao falarmos de produtos físicos, ou seja, produtos que dependem de uma entrega efetiva, é importante operar com uma ou diversas empresas logísticas que aliem preço atraente juntamente com diferentes opções de prazos de entrega variados.

É bastante comum as Lojas Virtuais se limitarem á entrega via Correios, mas encontramos diversas outras opções no mercado. Desde empresas de entrega via Motoboy Locais, até Grandes multinacionais como DHL e FEDEX, operando em todo território nacional. Avalie cada uma dessas empresas de entrega e inclua sempre que possível mais de uma opção para o seu cliente.

Quanto custa montar um Ecommerce?

Esta pergunta está diretamente relacionada ao tamanho da sua operação, a quantidade de produtos que você deseja vender online, bem como o preço médio dos seus produtos. Veja, estes são apenas alguns dos pontos que irão ajudar a definir qual será o valor do investimento necessário para montar um Ecommerce de Sucesso.

O maior custo refere-se ao valor do estoque. Se o seu produto por exemplo são camisetas é fácil perceber que ele este custo será muito menor se comparado a quem pretende vender por exemplo celulares. É importante possuir um estoque mínimo inicial, além de fornecedores confiáveis, com quem você possua condições de fornecimento como preço e prazo vantajosos.
Uma alternativa viável para ajudar a contornar o custo inicial de estoque, é negociar com seus fornecedores, uma quantidade inicial sob demanda, ou ainda com um prazo de pagamento que permita a você “girar” a mercadoria antes de efetivamente realizar o desembolso de pagamento ao fornecedor.

Outro custo importante a ser considerado refere-se ao tamanho da sua operação. Quantos vendedores e atendentes você irá dispor? Quantas pessoas irão ser necessárias para atender a parte Fiscal e Logística? Todos estes detalhes influenciam no seu custo indireto.
A grande vantagem aqui, é que o ecommerce permite ser escalado, ou seja, ampliado de acordo com a demanda que ele tem com o tempo.
Se você já possui por exemplo uma Loja Física, muitos destes custos, podem ser repartidos com a Operação da Loja.

O sistema à ser utilizado também deve entrar nesta conta, bem como os custos com escritório de operação e o local de armazenagem dos produtos.

Perceba que são diversos itens a serem considerados, de forma que o correto é elencar através de um planejamento, quais serão os custos previstos para que não haja nenhuma grande surpresa no meio do processo de implantação.

Como fazer o planejamento de uma Loja Virtual?

O projeto de uma Loja Virtual é muito mais do que simplesmente abrir uma Loja e cadastrar os produtos. É por conta da falta de planejamento que quase 60% das novas Lojas Virtuais acabam por encerrar as operações já no primeiro ano.

Faça um planejamento detalhado, considere todos os custos previstos na operação, tenha uma reserva de caixa até que o negócio comece a prosperar e efetivamente dar lucro.

Transforme todos os pontos previstos em etapas, com subitens e datas para sua conclusão. Defina qual será o valor necessário à ser investido em cada uma delas, bem como os serviços que serão executados e por qual empresa e agência.

A dica que deixo aqui é: assim como ao Planejar a construção de uma casa, sai mais barato e mais fácil contar com ajuda profissional de um arquiteto, o mesmo aqui se aplica. Um profissional ou agência capacitadas conhecem os caminhos, os detalhes e principalmente tem as competências necessárias para fazer você atingir exatamente o que foi planejado.

Como escolher a melhor plataforma de Ecommerce?

Talvez a dúvida mais comum entre os que estão planejando iniciar esta empreitada é “Qual a melhor plataforma para minha Loja Virtual?”. Embora você possa estar esperando que eu responda com uma ou duas opções, a verdade é que esta pergunta é muito mais complexa de se responder.

Antes ainda de escolher a plataforma é preciso definir e comprar um domínio para sua loja virtual. Um endereço como www.minhalojadecamisetas.com.br. Este registro pode ser feito diretamente no site da NIC.br

Em relação aos sistemas, podemos relacionar as opções de sistema entre: Pago, Próprios e Gratuitos.

Sendo as principais vantagens e desvantagens de cada um é que irão definir qual é a melhor plataforma para o seu perfil de negócio.

Plataforma de Ecommerce Pago ou Alugado

São os plataformas que encontramos como Serviço na Internet que podem ser utilizadas através do pagamento de uma Mensalidade. Estas são as mais indicadas para a maioria dos casos. Fique atento ás integrações prontas que cada serviço possui, como empresas de logística, meios de pagamento e marketplaces.

Uma bom exemplo é a Tray, plataforma de ecommerce da Locaweb, tradicional player da Internet

Plataforma de Ecommerce Própria

Estes sistemas são desenvolvidos especificamente para o seu negócio, ou ainda podem ser baseados em alguma plataforma customizável como PrestoShop ou Magento através da aquisição de uma licença.

A vantagem aqui está em relação ao nível de personalização que você consegue atingir com a ferramenta. Contudo o tempo necessário para realizar todo o desenvolvimento, bem como o valor á ser investido com desenvolvedores, licença e programadores tornam esta opção interessante apenas para Grandes Negócios.

Plataforma de Ecommerce Gratuita

Podem ser uma solução para quem esteja pensando em montar um pequeno negócio, com poucos produtos únicos. Embora a plataforma em si seja open-source, é necessário considerar os valores de investimento com o servidor, bem como com a compra de Temas (Layout) para a Loja.
Considere ainda o investimento nós módulos de integração e funcionalidades adicionais que são em sua maioria pagos.

Na grande maioria dos casos, o valor final torna-se igual ou até mesmo maior que as opções de aluguel com mensalidade.

Marketing Digital para Ecommerce

Imagine que a Internet é o imenso e vasto Oceano Atlântico e a Loja Virtual é um barco neste oceano. Como ser encontrado? Como fazer com que os Leads encontrem o seu negócio?

O marketing digital é sem dúvidas a maior fonte de captação de potenciais clientes para o seu negócio. Em marketing, chamamos esses potenciais clientes de Leads, e após estes Leads efetivamente realizarem uma compra, é que eles se tornam clientes.

O fundador do Yahoo, Jerry Young, disse certa vez que “um site sem promoção é como um outdoor no porão”.

Esta é a parte mais importante do negócio, uma vez que ele comece a operar. Monte um plano de Marketing, otimize seu site para o Google, através das técnicas de SEO, invista em Publicidade através do Google Ads e Google Shopping, capriche na sua Identidade Visual, crie conteúdo para o seu público através das redes sociais e coloque um Imenso Farol em cima do seu navio para quem o estiver procurando, consiga facilmente localizar.

Monitore os resultados

Mais uma das inúmeras vantagens de uma loja virtual, é que através dela, todos os detalhes e informações podem ser facilmente monitorados.

É através destas informações que você irá basear suas decisões; em qual canal investir mais dinheiro, qual linha de produtos ampliar, quais canais de origem de tráfego estão entregando maior resultado e assim por diante.

O Analytics, ferramenta disponibilizada pelo Google, consegue entregar informações importantes sobre quantidade de visitantes únicos, páginas visitadas, tempo de visita, número de cliques em anúncios e conversão. Lembrando que para algumas destas funcionalidades você deve configurar um Funil de Vendas.

Se você quer explorar mais pontos como este, ou ainda quer contar com a ajuda de especialistas em seu projeto, entre em contato com nosso time de ecommerce.